top of page

Dartemundo

Valores

a).- A dignidade de todos e de cada um dos seres humanos, valor máximo a preservar, defender e promover, para o bem-comum;

b).- A liberdade responsável, condição fundamental para o amor, a dignidade e a realização pessoal e social;

c).- A sensibilidade aos outros e ao ‘eu’ interior mais íntimo de si próprio, a compaixão e o amor, que dá sentido à vida;

d).- O pragmatismo e a eficácia, para que os valores proclamados sejam, de facto, promovidos e concretizados.

 

Atitudes a promover

a).- A curiosidade;

b).- A criatividade;

c).- O experiencialismo (a brincar ao «faz-de-conta», expressão dramática, teatro, etc.), em observatórios e laboratórios de ciências físicas e naturais, de ciências e artes sociais e espirituais, em modelos virtuais e na realidade.

d).- O respeito pelos outros (formas ‘educadas’ de convivência e interajuda), diplomacia e disposição e empenho na resolução de conflitos e o espírito construtivo e cooperante.

 

Objetivos

a) - Criar grupos de trabalho da Dartemundo com vista a promover a reflexão, o debate e a publicação de documentos audiovisuais em áreas temáticas consideradas fundamentais pela Dartemundo, nomeadamente:

​

a-1.- Aprender a Ler o Mundo e a torná-lo mais humano, pacífico, ético e sustentável.

 

a-2.- Educação na e para uma era da Inteligência Artificial fundada na ética.

​

a-3.- Sustentabilidade, social, económica e ambiental e combate às alterações climáticas.

 

a-4.- Reflexão histórico-filosófica sobre ‘O Humano’ de onde vimos e para onde poderemos ir, como e porquê.

 

a-5.- Desenvolvimento de modelos de acesso ao ‘Ensino Superior’ que não impliquem o subdesenvolvimento de capacidades fundamentais dos jovens.

​

a-6.- Mudanças pedagógicas, da aula expositiva à aprendizagem por projetos, e nomeadamente por projetos envolvendo estudantes e outras pessoas das mais diversas idades e áreas de conhecimento e experiência, em grupos heterogéneos e multidisciplinares.

​

a-7.- Como criar condições para que o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória se possa concretizar em todas as escolas?

​

a-8.- Formação contínua de professores.

​

a.9.- Universidades: para quê? e como?

​

a-10.- Outros grupos de trabalho propostos por associados e que contribuam para o desenvolvimento de novos paradigmas da educação.

 

b) –Até 2022, conseguir passar a publicar, com a regularidade possível, uma revista digital, com um número por ano, e, eventualmente um ou mais números especiais e um boletim, também digital, com 3 a 4 números por ano.

Estas publicações poderão incluir documentos escritos, áudio e audiovisuais.

Isso obrigará a criar duas direções ou coordenações editoriais, uma para a revista e outra para o boletim.

 

c) – Promover o debate e o trabalho em rede entre crianças, adolescentes, jovens, adultos, pessoas maduras e séniors, em torno das publicações da Dartemundo e de grupos de trabalho, clubes de filosofia e história, de sustentabilidade, de inteligência artificial e outros, que a Dartemundo e/ou escolas, entretanto, criem.

 

d) - Estabelecer pontes e criar parcerias com grupos e associações de jovens, nomeadamente estudantes e, quando possível, criar uma Rede Jovem para o desenvolvimento de Novos Paradigmas da Educação

 

e) – Promover a submissão de projetos de investigação com a participação da Dartemundo, tendo como meta conseguir que daqui a três anos estejam a arrancar pelo menos um projeto com financiamento nacional e outro internacional, com financiamento também internacional.

"inpirar a educação"

bottom of page